Dr. Sergio Cortes cita as diferentes causas das temidas dores nos joelhos

As dores nos joelhos estão entre os problemas de saúde mais recorrentes entre os brasileiros, sendo que elas atingem pessoas de todas as faixas etárias. E, diferentemente do que pensam alguns, mesmo quando essas dores são leves, é essencial buscar um diagnóstico preciso rapidamente, pois um pequeno incômodo pode se transformar em um caso mais complexo.

Obviamente, existem atividades e até mesmo algumas profissões que deixam as pessoas mais sujeitas a sentirem dores nos joelhos. No entanto, como reporta o médico ortopedista Sergio Cortes, as causas desse problema são bastante diversificadas, sendo que, muitas vezes, o “culpado” pela dor é algo que passa totalmente despercebido pela vítima.

A maioria das pessoas tende a pensar, quando sente algum incômodo no joelho, que sofreu alguma lesão. E, de fato, o rompimento de algum ligamento e o desgaste da cartilagem devido a esforços excessivos estão entre as principais causas das dores nessa região, destaca Sergio Cortes. Contudo, outro motivo bastante comum para esse problema é a artrite, pois quando uma articulação fica inflamada, especialmente a de um local tão exigido como é o joelho, é natural que o resultado final disso seja a ocorrência de dor.

Porém, existem outros dois causadores das dores nos joelhos que, na maioria das vezes, são desprezados: o excesso de peso e a fraqueza muscular. No primeiro caso, a explicação está no fato de que os joelhos são um dos principais responsáveis pela sustentação e o equilíbrio do corpo. Dessa forma, quanto mais pesado for o indivíduo, maior será o esforço feito por essa região para equilibrá-lo. Nesse sentido, o ortopedista Sergio Cortes ressalta que isso acontece de forma ainda mais intensa quando estamos nos deslocando de forma acelerada, seja uma caminhada mais rápida ou uma corrida mesmo.

Diante dos movimentos mais velozes, a demanda pela ação dos joelhos para nos dar equilíbrio é muito maior, podendo ser até triplicada. Ou seja, no caso de uma pessoa que está acima do peso, o esforço focado nessa articulação é muito maior do que o que deveria ser, o que pode desencadear alguns problemas.

Já em relação à fraqueza muscular, Sergio Cortes reporta que ela está diretamente ligada ao esforço feito pelos joelhos para suportar os movimentos do corpo quando estamos em movimento, mesmo que seja apenas nos levantando de uma cadeira, por exemplo. Isso acontece porque todas as ações corporais que fazemos dependem do trabalho conjunto das articulações e dos músculos. Logo, quando estes estão enfraquecidos, aquelas têm que fazer um esforço maior para compensar a ausência da ação da musculatura. Com isso, há uma sobrecarga, o que acaba gerando a ocorrência das dores.

Especialmente no caso dos esportistas, lesões nos meniscos e tendinites também podem gerar um grande desconforto nos joelhos, principalmente se não forem tratadas rapidamente. Nesse sentido, Sergio Cortes cita que, independentemente de ser uma pessoa sedentária ou que prática exercícios regularmente, sempre que surgirem dores nos joelhos ou em qualquer outra articulação, é fundamental ir ao médico para que o problema seja diagnosticado precocemente, pois isso é determinante para viabilizar a cura.
Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s