Sergio Cortes reporta cuidados cotidianos com joelho

A sobrecarga em exercícios físicos é um dos motivos mais recorrentes para as lesões nos joelhos, apontam os especialistas em ortopedia. Orientação de um profissional ao praticar atividades físicas, é indispensável para evitar lesões nas articulações. O médico ortopedista Sergio Cortes reporta sobre o assunto.
É preciso ressaltar que o joelho está sempre sujeito a lesões, tamanha é a sua importância no funcionamento do corpo humano, muito por conta da ideia de sustentação de nosso peso.

 

Portanto, médicos como Sergio Cortes evidenciam o conceito de cuidar bem do joelho, principalmente em exercícios que exijam muito dos membros inferiores.
Uma das maiores dicas para evitar a chamada sobrecarga nos joelhos é distribuir corretamente o esforço entre as diversas articulações que participam do processo. O ortopedista Sergio Cortes noticia que é fundamental estimular as musculaturas envolvidas na sustentação do corpo, como das pernas, do quadril, do abdômen e da lombar, não deixando a tarefa apenas para o joelho.
De acordo com os especialistas, o principal sintoma da articulação estar sofrendo com a sobrecarga é a dor, ela está associada principalmente à ideia de defesa do corpo, uma vez que este emite sinais ao cérebro através de células mecanorreceptoras, avisando que está sendo exigindo de forma demasiada. Logo, a recomendação é não realizar qualquer tipo de exercício físico com dores no joelho.
Sergio Cortes reporta ainda, que além da sobrecarga durante a musculação outras atividades cotidianas mais simples podem estar sobrecarregando os joelhos sem que o indivíduo se dê conta. Veja abaixo algumas situações e o que fazer para evitar prejudicar a articulação:
No escritório
Uma situação comum da rotina das pessoas que trabalham em escritórios é passar muitas horas seguidas sentadas com o joelho dobrado na mesma posição. Neste caso, a pessoa pode mesmo sentada, esticar e flexionar as pernas para que a articulação seja lubrificada, através do liquido sinovial.

Sapatos altos

 

Para quem costuma usar salto alto, sapatos sem salto como sapatilhas e as chamadas “rasteirinhas” logo após um dia todo sobre um sapato de salto alto, também pode ser prejudicial aos joelhos, dado a mudança drástica de postura que essa troca repentina pode gerar.

Tênis para corrida
Sergio Cortes noticia que tênis com muitos amortecedores podem dar a falsa sensação de segurança para os joelhos, mas especialistas alertam que o impacto também tem sua função, uma vez que fortalece os ossos e previne a osteoporose. Por tanto, prefira os modelos de tênis com um pouco amortecimento.

 

Andar de bicicleta

 

Para os que gostam de andar de bicicleta por diversão, meio de transporte ou na pratica da atividade em academias, devem se atentar a postura correta. A altura do banco deve ser ajustada conforme a altura de cada um. A pessoa deve se posicionar ao lado da bicicleta e regular o banco na altura para que fique na mesma altura do osso do quadril, isso evita com que as pernas fiquem muito dobradas ou hiperestendidas.
O joelho é uma articulação muito importante para mobilidade do corpo humano. Movimentos realizados de maneira incorreta, postura inadequada e a ausência de intervalos durantes as séries de treinamento podem causar diferentes tipos de lesões, por tanto, evite a sobrecarga buscando sempre orientação profissional na pratica de exercícios físicos e fique atendo às dores, caso apareçam.

 

Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s