Sergio Cortes: quais os riscos para o seu coração?

Há muito se tem ciência de que a expectativa de vida do ser humano têm se tornado mais extensa ao longo dos anos. Segundo o médico Sergio Cortes a medicina têm avançado grandemente criando novos métodos e medicamentos que prolongam a vida do ser humano. Sergio Cortes ressalta que é preciso cuidados para aproveitar longos anos de vida e estes podem ser obtidos principalmente, através de hábitos saudáveis. O coração, segundo o médico, é o principal órgão responsável pela vida, desta forma precisa de uma atenção extra para permanecer jovem mesmo que o ser humano sustente idade avançada.

Com base neste tema, o médico Sergio Cortes cita uma reportagem exposta no site G1 as quais a mesma se refere aos principais perigos para o coração. Segundo o médico cigarro, sedentarismo e colesterol são os principais vilões para um coração saudável comprovando o que diz em reportagem.  Atualmente vemos crianças e jovens sofrerem de problemas de coração graves aos quais em anos anteriores não eram apresentadas em tais faixa etárias tornando-se preocupante para uma sociedade que busca uma melhor qualidade de vida e principalmente longanimidade. E segundo Sergio Cortes o principal fator que leva o ser humanos, ainda tão jovem, vir a sofrer de infartos ou outras doenças do coração chama-se sedentarismo. O médico relata que as crianças de nosso século estão acostumadas a ingerir alimentos variados, aos quais em 80% não saudáveis e extremamente calóricas e principalmente sem apresentação de atividade física o que ocasiona acumulo em nosso organismo do principal inimigo do coração saudável, o colesterol LDL conhecido como ruim.

O fator se torna ainda mais complicado quando o ser humano tem acesso a outras fontes que tornam ainda mais difícil o bom funcionamento de seu coração como por exemplo o uso de cigarro, utilizado cada vez mais prematuramente em nosso país e que tem gerado mortes a cada ano por complicações, principalmente no que tange ao funcionamento do coração. Sergio Cortes relembra que os avanços da medicina têm auxiliado aqueles que já são portadores de alguma espécie de problemas de coração, mas o uso de medicamentos não é descartado o que leva a pacientes a tomarem, muitas vezes por dia grandes quantidades de remédios para solucionar o caso. Ou muitas vezes, em outros casos, dietas de emergência são prescritas aliadas a atividade física rotineira.
Porém, o médico Sergio Cortes ressalta que os métodos acima citados são emergenciais, em casos que os pacientes correm riscos de vida. Mas o médico salienta que as situações apresentadas podem ser evitadas facilmente mantendo bons hábitos. Os pais podem auxiliar neste processo ensinando seus filhos a ingerirem alimentos mais saudáveis e sempre incentivando-os a realizar alguma atividade física prazerosa. Para os adultos também é importante manter uma dieta saudável livre de gorduras trans, cigarro, bebidas alcoólicas, e principalmente, manter também alguma atividade física. O médico ainda lembra que manter nosso coração saudável e vivermos por longos anos não é somente um sonho distante, mas podemos torná-lo real através de nossas atitudes saudáveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s