Sergio Cortes fala sobre o torcicolo: como prevenir, quais são as causas e como aliviar os efeitos

 

torcicoloMuitas pessoas têm uma rotina tão agitada que deixam passar despercebidas inúmeras atitudes que prejudicam sua saúde. Isso acontece principalmente em relação à postura, pois quase ninguém toma os devidos cuidados sobre isso na hora de sentar, andar e até mesmo praticar exercícios, o que acaba trazendo alguns problemas para o corpo. Uma das complicações mais comuns causadas pela má postura é o torcicolo. Sergio Cortes, médico ortopedista, comenta a seguir alguns detalhes sobre esse problema, apontando suas causas e mostrando como não é assim tão difícil tomar cuidados para evitá-lo.

Sergio Cortes começa destacando que, apesar de ser algo que atinge muitas pessoas, apenas algumas pequenas precauções são suficientes para evitar o torcicolo. Na verdade, ele diz que inicialmente é preciso dar atenção para alguns detalhes que são potenciais causadores de dores na cervical, nos ombros e no pescoço. Entre eles a forma como sentamos e caminhamos, estar com o peso acima do indicado para a sua altura, e até mesmo os movimentos que fazemos quando estamos dormindo, já que alguns deles nos fazem ficar em posições extremamente desconfortáveis para a coluna.

O médico ressalta que todas essas atitudes são prejudiciais porque o corpo humano tem seu desenvolvimento feito para movimentar-se no sentido mais correto possível, estando sempre ereto, ou quando estamos sentados, com os quadris, os ombros e a cabeça dispostos paralelamente, pois se eles estiverem desalinhados, os reflexos dessa postura incorreta iram justamente para a coluna cervical.

Além disso, Sergio Cortes também comenta que pessoas que trabalham pegando muito peso têm que tomar muito cuidado, pois é bastante comum que a coluna faça um esforço que deveria ser feito apenas pelos braços. O especialista diz que o certo é focar todo o peso no braço, colocando mais força com o bíceps e evitando encolher os ombros, pois se isso acontecer, a coluna será obrigada a fazer muito esforço, o que certamente causará desconforto.

O médico também lembra que muita gente usa a cabeça e os ombros para segurar o telefone enquanto conversa, o que força muito essa região e pode desencadear um problema sério. Além disso, estalar os dedos, as articulações e o pescoço, mastigar de forma errada, falar e respirar inadequadamente são outros fatores causadores de pequenos problemas que com a frequência podem acabar se tornando bastante incômodos.

Contudo, Sergio Cortes esclarece que, além de evitar essas posições que prejudicam a postura corporal e causam desconfortos, é possível e necessário fazer alguns exercícios para evitar esses problemas. O especialista destaca que, quando passamos dos 20 anos de idade, nossas estruturas começam a se desgastar, o que torna alguns cuidados fundamentais. Sergio Cortes diz que para quem força muito o pescoço, é possível evitar dores nessa região fazendo alongamentos localizados algumas vezes por dia, o que servirá para fortalecer a musculatura, deixando a área mais resistente. Já para quem sente desconfortos na coluna, o especialista indica alongamentos em todo o corpo e automassagens, pois isso servirá para corrigir a postura em geral.

Fonte: G1 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s