Sergio Cortes fala sobre as roupas mais adequadas para usar no verão

CalorQuando o verão está se aproximando muitas pessoas começam a se preocupar com as temperaturas elevadas e com o aumento da transpiração durante esse período. Isso porque o calor acaba fazendo com que suemos demasiadamente, o que pode causar incômodos e até alguns transtornos para aqueles que transpiram muito. É comum que pessoas que suam muito, principalmente nas axilas, tenham vergonha de levantar os braços em público e até de cumprimentar alguém com um abraço, já que além da transpiração em si, também existe a questão do mau cheiro. Por isso, o Dr. Sergio Cortes, médico especialista no assunto, fala sobre as roupas mais adequadas para se usar nessa época para que o suor não se transforme em um grande problema.

O especialista começa destacando que, embora muitas pessoas associem o mau cheiro oriundo de regiões como as axilas e os pés ao suor, este não é o culpado diretamente, pois ele não tem cheiro. Sergio Cortes ressalta que, na verdade, o odor desagradável é provocado por bactérias, que acabam se proliferando mais rapidamente quando as temperaturas estão elevadas, já que o suor deixa as regiões mais abafadas do corpo úmidas, estado ideal para a proliferação.

Destarte, Sergio Cortes diz que alguns cuidados podem ser tomados no momento de escolher o que vestir durante o verão com o intuito de amenizar os efeitos da transpiração. Além da questão do tamanho das peças e da cor, pois roupas muito apertadas e escuras retêm mais calor e umidade, o tecido também é determinante para a respiração da pele. Por isso, o ideal é dar preferência a roupas claras e que deixem o corpo mais à vontade.

Em relação aos tipos de tecido, o médico diz que a melhor opção é escolher os que são mais naturais, como algodão, linho, viscose, cetim e seda. Sergio Cortes explica que o algodão é indicado por ser uma fibra natural que permite que a pele respire livremente, é um tecido leve e naturalmente fresco. Já o linho, também é bastante leve e a maioria das peças que utilizam esse tecido é feita em cores mais claras, o que o torna ainda mais adequado para temperaturas quentes.

A viscose, embora seja uma fibra artificial, desenvolvida a partir da celulose, também é uma boa alternativa, pois além de ser um tecido leve e fresco, tem a capacidade de absorver a umidade com rapidez. Outra excelente opção é a seda, que por ser lisa e bastante suave, é o tecido perfeito para roupas mais frouxas, que deixam a pele livre para respirar.

Sergio Cortes finaliza citando o cetim, pois este é um tecido bastante interessante, já que pode ser feito com vários materiais. O ideal é que se dê preferência às peças de cetim que são feitas utilizando algodão ou seda, pois elas são muito leves e perfeitas para roupas que deixam o corpo mais solto. As de algodão são extremamente frescas e as de seda, por serem lisas, permitem que o corpo tenha maior liberdade para transpirar.

Fonte: Globo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s