Um dieta não balanceada é a causa de um grande aumento nos casos de morte no mundo.

Em seu último relatório, a OMS ( Organização Mundial de Saúde) indica que as doenças não transmissíveis são responsáveis por 86% das mortes no mundo. Deste total, 82% são consideradas como mortes prematuras, ou seja, às que ocorrem antes dos 70 anos. A maior parte dos óbitos são consequências de doenças cardiovasculares, das complicações advindas do diabetes e de outras doenças diretamente relacionadas à dietas pobres em fibras e nutrientes, além do sedentarismo.

O Dr. Sergio Cortes alerta que o consumo crescente de açucares em suas diversas formas, como o presente em refrigerantes, sucos industrializados e em alimentos diversos são fatores decisivos nestas estatísticas. Segundo ele, as pessoas se preocupam mais em controlar a ingestão do açúcar enquanto produto e acabam por esquecer que há diferentes formas de açucares, como o presente no mel ou a glicose produzida após o processo digestivo de alimentos, como por exemplo, os carboidratos.

É preciso adotar uma dieta saudável, que inclua os principais grupos alimentares: cereais, hortaliças, frutas, leguminosas, carne e ovos. O prato tradicional do brasileiro, o nosso arroz com feijão sempre foi saudável, mas nos últimos tempos passamos a ingerir muita massa, que é rica em carboidratos, além de refrigerantes e doces em excesso. Essas mudanças são as principais razões do sobrepeso que o brasileiro apresenta ultimamente. Ainda segundo Sergio Cortes, as crianças têm sido as principais vítimas dos efeitos de uma má alimentação e do sedentarismo, já que não queimam tantas calorias em brincadeiras, uma vez que passam boa parte do sia sentadas, assistindo televisão, jogando vídeogames ou usando computadores e tablets.

A OMS recomenda que o consumo diário de açucares livres seja inferior a 10% do consumo calórico total, tanto para adultos como para crianças. Sergio Cortes lembra que esta redução acaba sendo um fator de prevenção de cáries. Segundo ele, o cálculo da quantidade de açucares deve ser feito segundo este exemplo:

O consumo diário indicado para um adulto é de 2.000 calorias. A quantidade de açucares ideal é de 12 colheres de chá ou 50 gramas. Mais uma vez é importante descontar deste total, os açucares consumidos através de refrigerantes, massas, doces e frutas. Sergio Cortes explica que em um copo de 200 ml de guaraná tem em média 21 gramas de açúcar, ou seja, quase metade da quantidade recomendada para ser consumido durante dia.

Serio Cortes é enfático ao afirmar que uma dieta mais saudável evitará também o aumento do Colesterol ruim (LDL) e de Triglicérides, que se depositam nas artérias e formam placas, que podem futuramente produzir isquemias, que são obstruções. Nas coronárias, uma isquemia cardíaca pode provocar um infarto. No cérebro, um AVCI ( Acidente Vascular Cerebral Isquêmico). o Dr. Sérgio Cortes ressalta que houve um aumento de crianças que apresentam colesterol alto, além de problemas ortopédicos devido ao sobrepeso.

“Devemos nos preparar também para a terceira idade”- diz ainda Sergio Cortes. “Sempre pensamos que esta época ainda está distante em nossas vidas . Quanto mais saudáveis forem nossos hábitos alimentares, quanto mais fugirmos do sedentarismo, mais qualidade de vida teremos e garantiremos a nós mesmos, uma velhice mais tranquila.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s