Sergio Cortes explica o que é e a importância da terapia para uma vida equilibrada.

Atualmente, muitas pessoas estão preocupadas com o seu bem estar físico, mas esquecem de que, muitas vezes, ele está relacionado com o bem estar psíquico. Fortes emoções e pensamentos automáticos e disfuncionais podem, por exemplo, originar sintomas físicos. É o caso da famosa gastrite, uma dor aguda na região do abdômen que normalmente deriva da preocupação, nervosismo e ansiedade.

Muito além do que se resume à saúde física, o estado de saúde psíquica é promovido através da terapia. Muitos já devem ter ouvido falar que “todo mundo precisa de terapia”, mas poucos sabem o que é ou para quê serve.

Sergio Cortes explica que o processo de terapia auxilia as pessoas a se conhecerem melhor e prestarem atenção em si mesmas, nos outros e nas próprias relações. É um meio de promoção de autoconhecimento, autoconfiança e autoestima que ajuda a pessoa a fazer escolhas saudáveis e construtivas em sua vida, resultando em saúde psíquica e qualidade de vida.

A pessoa que se dispõe a procurar terapia, acima de tudo, deve estar preparada para ser questionado e para ouvir verdades do psicólogo. Deve também estar disposto a se reconhecer como pessoa de valor e com vários potenciais, característica que, muitas vezes, as próprias pessoas omitem de si mesmas.

Um bom psicólogo, por sua vez, acolherá o sofrimento do cliente que abala a saúde psicológica e não duvidará dele, nem julgará suas atitudes como certas ou erradas. Ele interpretará seus medos, mágoas, anseios, e comunicará suas percepções, sempre visando o desenvolvimento pessoal do sujeito. O psicólogo também ajudará a descobrir os potenciais do sujeito, e não apenas tratará de seu sofrimento ou infelicidade. A terapia é um espaço para dividir angústias e talentos.

Os motivos para a procura de terapia vão muito além de uma depressão, fobia, dependência, perda de familiares, problemas de comportamento, ou outros. Pode-se dizer que todo sofrimento ou angústia precisa ser trabalhado. Fazer terapia também é encontrar novas formas de lidar com memórias que afetam os sentimentos, como o término de um relacionamento, por exemplo.

Atualmente, muitas pessoas preocupam-se em desenvolver em sua personalidade aspectos sociais, para buscar aprovação dos demais. As pessoas já não estão mais satisfeitas consigo mesmas e buscam reconhecimento pelos bens que possuem ou consomem. É o lema do capitalismo, do mundo atual: você pode ter tudo, que ainda lhe faltará alguma coisa. E essa falta fará tanta falta a ponto de fazer você esquecer o que você é e querer ser o que você tem. E quando finalmente tiver o objeto de consumo que lhe falta, procurará inconscientemente algo para ocupar o lugar do que faltava. É uma busca desenfreada por algo meramente ilusório, e que causa sofrimento e um sentimento de vazio ao sujeito. Esta busca de aprovação e necessidade de agradar o outro é uma produção do sistema capitalista, da própria sociedade, e muitas vezes também precisa ser trabalhada em terapia.

Em suma, a terapia traz inúmeros benefícios ao sujeito como, por exemplo: resolução de conflitos emocionais, enriquecimento das relações, autoconhecimento, a possibilidade de aprender a lidar com eventos e sentimentos negativos, conhecer as próprias potencialidades e tantos outros benefícios, mas sempre mantém como principal objetivo a promoção de bem estar psíquico e qualidade de vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s