A importância de uma boa noite de sono segundo Sergio Cortes.

Estímulos para todos os lados. Na geração dos conectados é comum ligarmos o computador e navegar na internet a espera do sono. Janela por janela, vídeo por vídeo, somos fisgados por cada nova informação. A atividade cerebral aumenta e a eficiência na liberação da melatonina – hormônio responsável pela sensação de sonolência – é alterada. Não é à toa que hoje temos muitas pessoas com problemas na hora de dormir. O especialista Sergio Cortes alerta para as consequências desse estilo de vida desregulado, segundo ele não há possibilidade de um corpo saudável sem um sono adequado.

Todos sabem que após uma noite de pouco sono estamos acabados no outro dia. É que enquanto dormimos, o corpo regula o nível de certos hormônios responsáveis pelo controle de nossa resposta aos processos inflamatórios, dor, sensação de bem-estar e apetite.

Sem padrões adequados de sono o indivíduo apresenta maiores riscos de desenvolver doenças cardíacas, obesidade e stress. Existem sintomas imediatos da falta de sono que são relacionados ao nível baixo de serotonina – hormônio liberado enquanto dormimos – como irritabilidade, mau-humor, fadiga e dificuldade em se concentrar.

Sergio Cortes afirma que os efeitos nocivos de hábitos irregulares no sono vão além do que as pessoas podem imaginar. Nas palavras dele: “O corpo é afetado como um todo, tanto a parte emocional quanto a física sofrem. O organismo apresenta sinais de desgaste evidentes, a pele fica pálida, os cabelos quebradiços e as pessoas carregam consigo um mau-humor hormonal.”

Voltando aos primórdios, nosso corpo foi projetado evolutivamente para caçar durante o dia e durante a noite descansar. O organismo humano responde a luminosidade do ambiente, quando escurece o nível de melatonina eleva e a sensação de sonolência começa a surgir.

Na mesma linha, completa Sergio Cortes, quando a luz do amanhecer chega nas retinas ocorre uma diminuição da secreção de melatonina e o corpo prepara-se para despertar.

Esse foi o padrão adquirido pelos humanos que prosperaram na batalha da existência, no entanto, de lá para cá muita coisa mudou no mundo ao nosso redor, embora nossas respostas hormonais permaneçam as mesmas daqueles humanos antigos.

Sergio Cortes traz esse assunto para explicar a importância de ter um ritual antes de dormir e evitar luzes fortes – como a de telas de TV e computador – no período da noite. Segundo ele, permanecer aceso quando existem estímulos luminosos é uma resposta corpórea que data dos indivíduos mais antigos de nossa espécie.

O sono é inerente a saúde e bem-estar, como já vimos. Mas se você é um daqueles que rouba horas de descanso para garantir um estudo extra, saiba que as informações processadas durante o dia são armazenadas enquanto dormimos, diz o especialista Sergio Cortes.

Em outras palavras, a retenção do conhecimento é feita nas horas em que estamos desligados. Nesse assunto o especialista Sergio Cortes explica que a estratégia de ficar acordado para estudar horinhas a mais normalmente é um tiro que sai pela culatra. “Ao invés de adquirir conhecimento o mais provável é ficar disperso e desatento no dia posterior, bem como, o esquecimento de 60-80% daquilo ao qual se dedicou sem o devido sono”. Mais um ponto para uma noite bem dormida.

Na rotina atribulada e nessa sociedade movimentada, parece difícil conseguirmos nos desplugar durante a noite para garantir o sono nosso de cada dia. “As pessoas guardam a noite para fazer aquilo que não conseguem fazer durante o dia, mas não conseguem fazer durante o dia justamente porque estão desfocadas e lentas de uma noite sem o devido descanso”, conclui Sergio Cortes sobre os padrões desregulados dos dias atuais.
Dormir é uma necessidade intrínseca do organismo humano e, ao contrário do que muitas perpetuam, o comportamento que possuímos também é determinado pelo modo que nosso corpo funciona. As luzes na noite, as ruas movimentadas na madrugada e os mercados abertos 24 horas não mudarão o fato de que nosso organismo simplesmente não aguenta esse ritmo sem descanso.

Sono

O sono no processo de emagrecimento.

A perda de peso é um fator quase que inerente aos novos tempos. Diante de uma rotina abarrotada de compromissos importantes e pouco tempo para pensar sobre a própria saúde e o próprio corpo, inúmeras pessoas acabam ganhando alguns quilos a mais na balança e diante disso acabam recorrendo a uma série de tarefas que visam barrar esse processo de ganho de gordura.

Academia, treinos e mais treinos, esteira, corrida no parque, futebol com os amigos, dietas e mais dietas e remédios para emagrecimentos são algumas das chamadas receitas caseiras para combater o excesso de gordura no corpo. Entretanto, o que pouco se sabe ou se imagina é que acabam se esquecendo de um fator primordial neste processo: o sono. Médico e especialista no assunto, Sergio Cortes aborda e noticia esta questão.

Além de extremamente saudável e necessário, o processo de sono e descanso, dispostos de maneira correta, é absolutamente essencial para quem deseja perder peso. Comprovado por meio de inúmeras pesquisas publicadas na área da saúde, o sono pode trazer diversos benefícios à saúde, ao bem estar, a beleza e ao corpo das pessoas.

Abaixo, confira como funciona toda essa dinâmica e entenda o porquê de o sono ser considerado um elemento crucial em meio a todo este processo.

Dormir bem é o melhor dos remédios. O ditado popular é confirmado através de vários estudos e pesquisas que justificam a importância do sono para quem deseja perder peso. comenta Sergio Cortes.

Veja quais são os maiores benefícios gerados a partir desta relação, entre sono e emagrecimento, e entenda de que forma organismo age neste momento:

  • Uma noite considerável saudável de descanso, entre 7 ou 8 horas de sono, realiza inúmeras funções no organismo humano. O corpo e a mente acabam sendo prestigiados em meio a esta tranquilidade.
  • Uma boa noite de sono tem a incumbência de regular o peso corporal da pessoa.
  • Em meio ao sono, acontece a liberação de hormônios que visam regular o crescimento corporal, além de criarem uma espécie de barreira contra o acúmulo de gordura.
  • A melhora no desempenho físico é outro fator observado em pessoas que dormem corretamente. Horas corretas de sono, silêncio, baixa ou nula claridade fazem com que a pessoa se sinta mais disposta para realizar atividades físicas, comprovando que há uma espécie de ciclo no processo de perda de gordura.
  • O sono, além de liberar insulina, também age contra o estresse e também trabalha no controle da sensação saciedade, o que acarreta em potencial perda de gordura.

Diante de tudo isso, fica evidente a importância do sono correto para o processo de emagrecimento natural. Portanto, o recomendado é que as pessoas tenham o mesmo apreço pelo sono do que têm pela academia, pela alimentação ou por qualquer outra atividade necessária para esta etapa.

E como quarantir um sono de qualidade

O sono muda de acordo com a fase da vida. É o que diz o especialista Sergio Cortes que ainda afirma que fatores como a idade influenciam no comportamento na hora de dormir. Pessoas mais velhas, por exemplo, tendem a dormir mais cedo e acordar mais cedo. Já os bebês tem uma demanda maior por sono, que pode durar até 16 horas, adultos podem ficar na cama por 7 ou 8 horas por dia e quando idosos esse período ainda diminui mais.

Principais problemas

Com o cotidiano cada vez mais corrido é importante ter uma rotina de sono adequada a idade, uma vez que ele é essencial para manter uma vida mais saudável. Ele é essencial para manter um desempenho mental e físico, além de ser determinante para evitar outros males como dores de cabeça, falta de estímulo, alterações no humor, entre outros. Para ajudar, o Sergio Cortes elaborou algumas dicas simples, mas de grande valia.

As dores de cabeça são mais presentes em quem não dorme direito. Aliado ao stress do dia – a dia, jejum prolongado, a dieta inadequada, a falta de sono pode ocasionar em cefaleias graves, que fazem com que a pessoa tenha alterações no organismo e na interação que ele tem com o ambiente. Acaba sendo uma via de mão dupla, em que a dor de cabeça impede que o sono venha e uma noite mal dormida aumenta as dores de cabeça.

Como ter um sono melhor

Segundo Sergio Cortes, algumas atitudes podem garantir o bom sono, começando pela rotina. O ideal é ter uma rotina parecida, ou seja, ir dormir e acordar em horários parecidos, uma vez que alterar drasticamente o momento de ir para a cama pode modificar o relógio do corpo e dificultar o ciclo. Evite cochilar durante a tarde e se precisar tente limitá-los a pouco tempo para não ter problemas para dormir à noite.

Alguns alimentos podem alterar o sono como os ricos em cafeína. Além deles, tente evitar álcool e tabaco se quiser dormir bem. Durante o dia, opte por fazer exercícios, evitando aqueles mais pesados depois das sete da noite. Ao contrário do que muitos pensam, os exercícios a noite não cansam o corpo e sim o estimulam, podendo dificultar o sono.

Sergio Cortes afirma que o sono também é psicológico e por essa razão se acordar de madruga é bom evitar olhar para o relógio. Evite também focar o pensamento (ou conversas) nos problemas antes de dormir, uma vez que as preocupações deixam o corpo e mente tensos, sendo determinantes para a insônia.

O ambiente também deve ser adequado para o sono. Por isso é interessante manter o quarto com clima agradável. O ideal é deixar o ar circular durante o dia e se estiver calor, um ventilador ou toalha molhada ajudam a amenizar a sensação. Manter o quarto escuro e evitar focos fortes de luz como a TV também ajudam.

Por fim, Sergio Cortes fala que se falta ou excesso de sono estiver incomodando mais do que deveria, o ideal é procurar um médico especialista, pois pode ser mais sério do que uma simples insônia. Distúrbios do sono e outros incômodos devem ser tratados por especialistas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s